Tem jeito certo de lavar o cabelo? Confira as dicas!

10/02/2017

Comentários

amend

Lavar o cabelo parece não ter segredo, não é mesmo? Aplicar o shampoo, usar a máscara, finalizar com condicionador… Etapas comuns que já estamos mais do que acostumadas. Porém, apesar de ser algo do dia a dia, a forma como você lava pode estar atrapalhando o aspecto e a saúde dos seus fios. Sim, é verdade: existe jeito certo de lavar os cabelos!

Se os cuidados necessários forem tomados, você verá suas madeixas ganharem um boost de beleza. Quantidade, tipo e ordem dos produtos são alguns dos detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Para acabar com esse problema, fizemos um passo a passo com dicas perfeitas para você lavar seus fios da maneira certa e, assim, garantir que eles estejam sempre sedosos, brilhantes e saudáveis. Vamos conferir?

 

TEMPERATURA DA ÁGUA

A água quente não deve ser usada em nenhuma hipótese, pois ela danifica os cabelos e faz com que eles fiquem ressecados, com frizz e opacos. O ideal é optar por água morna, pois ela ajuda a limpar a oleosidade do fio sem danificar a fibra capilar.

Para garantir um brilho extra, finalize o banho com água fria, pois essa temperatura ajuda a fechar as cutículas, retendo a hidratação e aumentando o brilho!

SHAMPOO

Algumas dicas te ajudam a tirar o máximo proveito do shampoo, confira:

O primeiro passo é a escolha do produto. Opte por linhas indicadas para seu tipo de cabelo, pois elas trarão os benefícios ideais para suas madeixas estarem sempre deslumbrantes.

– Para isso, analise seu fio: ele está apresentando ressecamento, quebra ou queda? A partir da análise capilar, escolha a linha que ofereça os reparos e proteções que seus cabelos merecem e precisam!

– É muito importante evitar o excesso do produto. Como todo mundo sabe, ele age para limpar os fios. Porém, se você usa uma quantidade além do necessário, você pode causar o acúmulo de shampoo no couro cabeludo. Coloque uma quantidade equivalente ao tamanho do seu cabelo e aplique em todo o fio, da raiz às pontas.

– Não esfregue o couro cabeludo com força, pois esse ato rompe as cutículas dos fios e ocasiona na quebra, queda e frizz. Massageie suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos para um melhor resultado.

– Uma dúvida muito comum é se é necessário fazer a etapa do shampoo duas vezes ou não. Caso seus fios já estejam relativamente limpos, basta aplicar o produto uma vez. Caso você esteja com os cabelos sem lavar por mais de dois dias, utilizar o produto duas vezes é importante para garantir uma limpeza mais eficaz.

banner-shampoos

PRÓXIMOS PASSOS

MÁSCARA DE TRATAMENTO

De quinze em quinze dias, ou uma vez por semana se seu cabelo estiver precisando, faça uma hidratação no banho. Confira abaixo algumas dicas para potencializar o efeito do tratamento:

– Antes de aplicar a máscara, retire o excesso de água dos fios. Caso seu cabelo esteja com muita água, o produto irá diluir e perderá sua eficácia.

– Evite colocar a mão dentro do pote para não causar a contaminação e a consequente alteração na fórmula. Use uma espátula para pegar o produto!

– Cada máscara tem seu tempo de ação. Em média, esse tipo de produto precisa de 5 minutos para agir. Consulte a embalagem da máscara escolhida e respeite esse tempo para garantir os resultados ideais.

banner-MÁSCARAS

CONDICIONADOR

Depois da máscara, chegou a hora de usar o condicionador para fechar as cutículas e manter todos os benefícios do tratamento. Confira:

– O primeiro ponto a ser levado em conta é evitar o contato do condicionador com a raiz. Pois, por ter função altamente hidratante, ele pode afetar o couro cabeludo e causar acúmulo de produto e aumento da oleosidade.

– Retire o excesso da água após a etapa anterior com as mãos (sem esfregar) e aplique o condicionador. Deixe agir por, no mínimo, 1 minuto.

– Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é indicado deixar resíduos de condicionador após o banho. Para isso, depois de esperar o tempo de ação, enxágue abundantemente e retire o produto totalmente.

– Não abra mão deste produto nunca! Ele é uma etapa importantíssima para selar as cutículas e garantir que seus fios estejam no lugar. Mesmo nos dias que utilizar a máscara, finalize o banho com a etapa do condicionador.

banner-condicionadores

Com essas dicas, você garante fios bem cuidados, limpos e saudáveis! Depois do banho, aplique leave-ins e óleos para as pontas, pois eles ajudarão a finalizar todo o tratamento iniciado no banho!

banner-valorize

banner-óleos

banner-leaven-ins

Veja também

Deixe o seu comentário!