Problemas no couro cabeludo e no fio de cabelo: quais são e como tratar?

13/01/2022

Comentários


Hoje vamos falar sobre os problemas que acontecem com o couro cabeludo e o fio de cabelo. Mas antes, precisamos verificar quais fatores interferem na saúde do couro cabeludo e dos fios e quais as consequências para todo o corpo. Vamos lá?

Problemas no couro cabeludo

O couro cabeludo pode ser dividido em 4 tipos diferentes. São eles:

normal – que apresenta oleosidade necessária para proteger o fio, não interferindo no brilho ou na leveza do cabelo;

seco – falta oleosidade no fio, deixando o cabelo sem brilho e com a ponta ressecada;

oleoso – excesso de gordura no couro cabeludo e ao longo do fio, deixando os cabelos pesados e sem balanço;

misto – mínima oleosidade no couro cabeludo e fio. Normalmente são ondulados e finos e podem apresentar pontas duplas, secas e sem brilho.


Alterações no couro cabeludo

Descamação, prurido, eritema (vermelhidão), odor alterado, oleosidade excessiva e sensibilidade são algumas das alterações que acontecem no couro cabeludo. E essas alterações podem causar a dermatite seborreica. Entenda mais:

A dermatite seborreica é mais conhecida como caspa, que é aquela descamação de cor branca que sai do couro cabeludo e às vezes fica na roupa, podendo ser mais notada em roupas de tons escuros.

Importante: o agravamento da dermatite seborreica se dá no inverno, quando utilizamos água mais quente para o banho e produzimos gordura de forma desequilibrada por conta da mudança de clima e da alimentação. Outro fator que contribui bastante para o aparecimento da caspa é o estresse. 

A caspa é uma doença crônica que não tem cura, porém tem controle. Busque fazer o controle da oleosidade no couro cabeludo e consulte um profissional da área de dermatologia para realizar um tratamento adequado.

 

Analisando os problemas no fio de cabelo

Para entender os problemas do fio é preciso fazer algumas avaliações simples, mas fundamentais:

Densidade

A densidade dos fios do couro cabeludo pode ser classificada como esparsa, média e densa. E você consegue analisar essa diferença na listra que parte o seu cabelo, pois algumas são mais finas e outras são maiores.

Porosidade

A porosidade é a capacidade do fio de cabelo de absorver a umidade. Um cabelo danificado é altamente poroso, com camadas de cutículas abertas, expondo o córtex interior. O cabelo fica com aspecto ressecado, opaco e quebradiço.

Quanto mais poroso for o cabelo, mais rapidamente um tratamento terá efeito, e o tempo de processamento deverá ser ajustado. Cabelos coloridos e sem tratamento costumam apresentar essa consistência.

Faça o teste:

Segure mechas do seu cabelo com uma mão e deslize os dedos da outra mão por toda a extensão dos fios, sentindo as áreas quanto a aspereza ou suavidade. Anote se o cabelo está pouco ou muito poroso.

Fica a dica: Se você sente que o fio de cabelo está com aspecto poroso, aposte na Máscara de Reconstrução Intensiva Amend Beleza na Bolsa! Desenvolvida para acompanhar todas as mulheres no seu dia a dia, a máscara possui embalagem em tamanho ideal para ser usada em viagens ou para deixar na bolsa e ter em mãos quando precisar. Sua fórmula é altamente reparadora e restaura por completo a estrutura interna dos fios. Possui ação antiquebra, aumenta a força do cabelo, proporciona proteção da cor, recupera a fibra, elimina a porosidade, fornece enxofre orgânico para a formação da queratina e repõe a massa capilar perdida, tornando os cabelos macios, brilhantes e fortes novamente.

 

Elasticidade

A elasticidade do cabelo pode determinar o estado do córtex. Um cabelo bem hidratado é elástico.

Faça o teste:

Pegue um fio de cabelo com ambos os polegares e indicadores e estique o cabelo. O cabelo saudável irá esticar cerca de 1/3 mais do seu comprimento e voltar ao tamanho original – este é o cabelo com boa elasticidade. 

O cabelo danificado pode não voltar totalmente ao tamanho original – este é o cabelo com média elasticidade. E o cabelo extremamente seco ou quebradiço pode partir quando posto em tensão, ou seja, este não apresenta nenhuma elasticidade.

Fica a dica: quer recuperar a elasticidade dos fios? Então adicione a Máscara Amend Coco à sua rotina. Ela possui uma fórmula com alta concentração de ativos de Óleo e Manteiga de Coco 100% naturais, ricos em Ácidos Graxos, Ácido Linoleico e Glicerol, que são nutrientes essenciais para proporcionar extra umectação, hidratação intensa, maciez prolongada, suavidade e elasticidade aos fios.

 

Diâmetro

Cabelos possuem variação de diâmetro ao longo do fio. Podem ter áreas com diâmetro mais reduzido e outras, médio. Fazer a avaliação do diâmetro vai fornecer informações úteis para a escolha do melhor produto cosmético.

Anote se o seu fio está fino, médio ou grosso.

Se você deseja dar volume e aumentar o diâmetro dos seus fios, conheça o Sérum Amend Redensifica & Encorpa. Sua fórmula leve não pesa nos cabelos e combina peptídeos e aminoácidos biofuncionais que aumentam em até 8% o diâmetro dos fios, deixando-os mais encorpados, brilhantes e resistentes, dando uma sensação de aproximadamente 10.000 fios a mais.

 

Fez o passo a passo acima? Então agora anote os resultados sobre densidade, porosidade, elasticidade e diâmetro dos seus fios. É importante sempre analisá-los para verificar se são necessários cuidados adicionais antes de qualquer tratamento!

 

Veja também

Deixe o seu comentário!