Guia da lavagem de cabelo: descubra a frequência e os produtos ideias para cada tipo de cabelo

11/12/2017

Comentários

shutterstock_677033119

 

A saúde e beleza dos cabelos depende de cuidados especiais e, embora seja senso comum, o tratamento dos fios começa desde a lavagem. Isso porque a primeira etapa de limpeza é importante para purificar os fios, inciando o tratamento com os ativos ideais para necessidade de cada cabelo.

A seguir temos dicas especiais para lavagem ideal, que ajudará a preparar os fios para os tratamentos, deixando-os mais bonitos e saudáveis. Confira:

7  DICAS DE COMO LAVAR OS CABELOS IGUAL A UM PROFISSIONAL 

1 – Procure lavar os fios com a água na temperatura mais baixa que conseguir. Isso ajuda a não deixar os fios ressecados e lhes dá mais brilho. Se seu cabelo for oleoso, isso ajudará a reduzir o nível de gordura. Se for seco, não os desidratará tanto.

2 – O shampoo tem a função de limpar o couro cabeludo e é o primeiro passo na lavagem. A quantidade correta não é proporcional ao tamanho do cabelo. Seja qual for o comprimento, deve-se despejar um pouco do produto na palma da mão e diluir com água para que seja melhor distribuído e faça mais espuma sem sobrecarregar os fios.

3 – Evite esfregar o cabelo durante a lavagem. Apenas faça uma massagem suave enquanto a espuma envolve os fios. A palavra shampoo tem origem indiana e significa ‘massagear’. O ideal é usar a ponta dos dedos.

4 – Enxágue bem até retirar totalmente o produto dos fios. O acúmulo de resíduos pode deixar o cabelo pesado.

5 – Após enxaguar o shampoo, deve-se aplicar a máscara de tratamento, de uma a duas vezes por semana. A máscara não substitui o condicionador. Sua função é a de nutrir e hidratar os fios prejudicados e enfraquecidos por fatores externos.

6 – O condicionador protege os fios, selando a cutícula e finalizando o processo de lavagem. Nesse caso, a quantidade correta é proporcional ao comprimento do cabelo e deve ser aplicado somente nos fios, nunca na raiz.

7 – Antes de aplicar o condicionador e a máscara, é importante retirar o excesso de água do cabelo. Assim, o produto ficará menos diluído e a ação será mais efetiva.

QUANTIDADE DE SHAMPOO E DE LAVAGENS

A quantidade de shampoo a usar dependerá do comprimento dos fios e da necessidade de limpeza. Um cabelo mais comprido com certeza precisará de uma quantidade maior de produto. Além disso, quando os fios estão com acúmulos de resíduos, poluição e produtos finalizadores, podem também precisar de mais produto para efetuar a limpeza completa. A dica é primeiro aplicar uma quantidade menor nas mãos e aplicar no topo do cabelo e couro cabeludo, espalhando suavemente para o comprimento e pontas. Depois de enxaguar, se ainda sentir necessidade, repetir a aplicação.

Se o seu cabelo é misto ou oleoso, pode lavar mais vezes na semana, porém se o cabelo foi mais ressecado ou cacheado, pode ter um espaçamento maior entre as lavagens para evitar retirar a oleosidade natural dos fios.

COMO ESCOLHER O SHAMPOO CERTO

Escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo e necessidade dos fios é muito importante para iniciar o tratamento do jeito certo e garantir um melhor resultado de tratamento. Você pode conferir no post Guia do Shampoo aqui no blog, dicas para escolher o shampoo certo para o seu cabelo.

Aqui temos algumas dicas de opções de shampoo Amend para diferentes necessidades. Confira:

CABELOS QUIMICAMENTE TRATADOS E DANIFICADOS

Cabelos com químicas como alisamentos, escova progressiva e descolorações, por exemplo, acabam perdendo mais nutrientes, queratina e propriedades essenciais para manter os fios saudáveis. Por isso, esses cabelos precisam de tratamento mais específico para reconstruir os fios e fortalecê-los. Um shampoo com Aminoácidos, Queratina e outros ativos reparadores, efetua uma limpeza eficaz e aumento tempo delicada, preparando os fios para a próxima etapa de reconstrução com a máscara de tratamento.

2017-12-11 2

Shampoo da Linha Complete Repair | Shampoo da Linha Amend Luxe Creations Extreme Treatment | Shampoo da Linha Amend RMC Q+ | Shampoo da Linha Amend #ficaadica Save the Hair

CABELOS CACHEADOS E CRESPOS

Cabelos crespos e cacheados precisam de shampoos que os limpem de forma delicada, sem retirar a oleosidade natural dos fios que são naturalmente mais secos.

A linha Amend Cachos possui shampoo com fórmula enriquecida com os ativos: D-Panthenol e Manteiga de Karité que hidratam e suavizam; Biotina que auxilia na prevenção da queda e fortalece; Vitamina E com ações antioxidantes; um blend de Aminoácidos que repara profundamente os cachos e um mix de óleos incríveis que protegem, nutrem, regeneram e dão movimento.

5 amend cachos

Shampoo Cachos Amend – 250ml | Condicionador Cachos Amend – 250ml

 

CABELOS COLORIDOS

Fios com cores fortes, sejam naturais ou coloridos, precisam de um cuidado especial na lavagem para que não ocorra o desbotamento da tonalidade, ou mesmo para realçar a cor dos fios. Cabelos loiros, platinados, brancos ou grisalhos, por exemplo, precisam de matização para não ficarem manchados. Enquanto isso, cabelos em tons de ruivo têm a necessidade de serem reforçados com cosméticos que repõem pigmentos. Abaixo, você pode conhecer algumas de nossas linhas desenvolvidas para mulheres com cabelos cuja cor requer um cuidados especial

2017-12-08

Shampoo da linha Amend Specialist Blonde | Shampoo da linha Amend Cobre Effect | Shampoo da linha Amend Red Revival | Shampoo da linha Amend Color Reflect

 

 

CABELOS OLEOSOS E MISTOS

Quem possui cabelo oleoso ou misto deve lavar o cabelo diariamente para evitar que a oleosidade afete o couro cabelo, o que obstrui os folículos capilares e impede o cabelo de crescer de maneira saudável. No entanto, é necessário usar os produtos certos nessas lavagens para alcançar o efeito desejado. A linha Amend Equilibrium Raiz & Pontas,  por exemplo, controla a oleosidade e nutre os fios com suavidade. Já a linha Amend Força & Detox possui fórmula que ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo e aumenta a resistência dos fios.

 

2017-12-11

Linha Amend Equilibrium Raiz & Pontas | Linha Amend Força & Detox

 

Gostou das dicas? Então acompanhe nossas postagens para saber como cuidar cada vez melhor do seu cabelo para deixá-lo sempre lindo!

Veja também

Deixe o seu comentário!