Como proteger os cabelos e mantê-los lindos no inverno

02/07/2021

Comentários

Dias mais curtos e frios, noites mais longas… Sim, o inverno chegou! E com ele, a necessidade de adequar os cuidados com os cabelos a uma rotina um pouco diferente, normalmente mais caseira. Já falamos um pouco sobre esses cuidados aqui, mas queremos aprofundar o assunto e deixar você sem dúvidas sobre os principais cuidados com os cabelos no inverno.

A Amend Cosméticos separou três dicas para você manter os fios lindos mesmo nos dias mais frios: 

Evite a água muito quente. Além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo, ela abre as cutículas, quebrando os fios, tirando o brilho e a sedosidade.

Use sempre condicionador. Como ele sela as cutículas, dá mais brilho e maciez aos fios.

Seque bem os fios. Com o frio, a água demora mais a evaporar, e secando você evita que o couro cabeludo fique encharcado por muito tempo.

Além de mais gelados, geralmente os dias de inverno são mais secos. Ou seja, deixamos de contar com o calor (que ajuda a secar cabelos recém-lavados sem a necessidade de um secador) e com a umidade (que pode colaborar para a manutenção da hidratação dos fios). 

 

Não deixe de lavar os cabelos porque estamos no inverno

 

Algumas pessoas acreditam que, como no inverno os fios demoram mais para secar naturalmente, seria melhor não lavar os cabelos. E isso não é verdade! Sem a lavagem, o couro cabeludo acaba produzindo mais óleo, que, ao se acumular na raiz, pode entupir os bulbos capilares, causando coceira e queda. Ou seja, mantenha a rotina, que deve ser baseada no seu tipo de fio: cabelos oleosos podem ser lavados diariamente; para normais ou secos, o ideal é lavar dia sim, dia não.

 

Mantenha os fios hidratados

 

Apostar na nutrição e também na hidratação é essencial para todos os fios, mas quem tem cabelos secos precisa ficar ainda mais atento. Especialistas recomendam que seja feita uma hidratação semanal ou, no máximo, a cada duas semanas, para ajudar a manter o brilho e o aspecto sedoso dos fios. Nós recomendamos a linha Amend Millenar Óleos Marroquinos. Desenvolvida a partir de ingredientes usados há milênios no Marrocos, como óleos de Argan e Amêndoas e ativos extraídos do Tamarindo, essa linha acaba com a desidratação e o ressecamento dos seus cabelos. Ela limpa sem agredir, enquanto hidrata, suaviza, nutre e dá mais maciez e elasticidade aos fios.

Amend Millenar Óleos Marroquinos linha completa

Quem tem cabelos cacheados precisa incluir produtos hidratantes como os da linha Amend Cachos em sua rotina capilar. Ela é livre de  Sulfatos, Parabenos e Silicones, compostos que podem tirar o brilho e ressecar os fios. Sua fórmula é enriquecida com um Mix de Óleos e D-Panthenol, que hidrata profundamente os cachos; Biotina, que fortalece, evita a quebra e ajuda os fios a crescerem saudáveis; e Aminoácidos, que regeneram e reparam profundamente os cabelos.

Amend Cachos linha completa

Uma dica importante é: não tenha pressa. Se as instruções do produto determinam um tempo de aplicação, ele precisa ser cumprido para que a hidratação seja completa. 

 

Dicas para driblar os danos da água quente nos cabelos

 

Sim, a temperatura da água aumenta quando a do termômetro cai e não podemos (nem queremos) fugir disso! Afinal, ninguém quer passar frio na hora do banho, certo? Mas lembre que a água muito quente faz mal para a pele e também para os cabelos: ela agride o couro cabeludo, estimulando a produção de oleosidade, e abre as cutículas, deixando os fios quebradiços, ásperos, ressecados e sem brilho. E você ainda corre o risco de encarar uma dermatite seborreica, doença inflamatória que se manifesta pela descamação do couro cabeludo e lesões.

Porém, podemos adotar alguns hábitos que ajudam a evitar o impacto dessa água tão quente nos fios. Você pode:

– diminuir um pouco a temperatura da água (ou deixá-la fria, se puder) na hora de enxaguar o cabelo, para ajudar a fechar as cutículas;

– lavar os cabelos separadamente, fora do banho, com água morna ou fria. 

Independentemente da forma como você lavou os cabelos, ao final do processo é essencial aplicar um óleo reparador de pontas, para que os fios fiquem alinhados e livres do frizz. Uma opção é o Elixir Nutritivo Óleo Capilar da linha Amend Millenar Óleos Marroquinos. Com óleos de Argan e Amêndoas e filtro solar, ele proporciona maciez, elasticidade e hidratação aos fios, deixando-os uniformes, bem alinhados e livres do frizz. Para aplicar, basta colocar uma pequena quantidade no comprimento dos fios até as pontas, sempre que necessário. Você pode usá-lo com cabelos secos ou úmidos e não precisa enxaguar.

Elixir Nutritivo Óleo Capilar da linha Amend Millenar Óleos Marroquinos

Secando os cabelos no inverno

 

Sim, sabemos que no inverno é mais complicado deixar os cabelos secarem naturalmente. Se eles ficam molhados por muito tempo, os fios podem ficar fragilizados e quebradiços, e a umidade no couro cabeludo pode causar caspa e até mesmo micose ou seborreia.

Quando usar o secador em casa, lembre-se de manter uma distância de pelo menos 10 centímetros entre ele e os cabelos. E, se tiver cabelos crespos, aposte no difusor – ele faz com que o vento quente fique mais fraco e menos direto, danificando menos os fios. 

Sejam seus cabelos lisos, ondulados ou crespos, você precisa aplicar um protetor térmico antes de usar o secador. O Balm Selante da linha Amend Millenar Óleos Marroquinos tem filtro solar e protetor térmico em sua composição, ingredientes que ajudam a melhorar a penteabilidade dos fios, além de proteger do calor do secador e das agressões causadas pelos raios UVA. No final, quando os cabelos estiverem secos, lembre-se de aplicar um finalizador à base de óleo vegetal, que garantirá a maciez e o brilho aos fios. 

E, atenção, uma dica extra é fundamental: nunca durma com os cabelos molhados!

 

Aproveite o fim de semana para fazer a umectação dos fios

 

A umectação, que é a aplicação de óleos nos cabelos sujos e secos, é um procedimento que ajuda a devolver a oleosidade natural dos fios. Ou seja, mais hidratação e saúde para os seus cabelos! 

Para umectar os fios, você aplica o produto, coloca uma touca e deixa agir pelo tempo indicado na embalagem. É importante repetir o tratamento a cada 10 ou 15 dias para cabelos mais saudáveis; caso os fios estejam mais danificados, pode ser feito toda semana. 

Óleo Vegetal da linha Amend Coco

O Óleo Vegetal da linha Amend Coco é uma excelente alternativa para você fazer a umectação dos cabelos. Feito 100% à base de coco, ele nutre, hidrata e umecta os fios ressecados. Após a aplicação você fica com os cabelos hidratados, brilhantes, macios, fortes e livres da aspereza.

Para usá-lo, basta colocar um pouco na palma da mão e esfregar até que o óleo fique na forma líquida. Para isso, você também pode aquecer em banho-maria até derreter ou levar ao micro-ondas por alguns segundos. Aplique o líquido em todo o cabelo, deixe agir por até 2 horas e depois lave. Se você usar o Shampoo e Condicionador Amend Coco, o efeito será potencializado.

Gostou das nossas dicas para cuidar dos cabelos no inverno? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que nós queremos responder.

Veja também

Deixe o seu comentário!