Cuidados com o cabelo no inverno refletem na saúde do couro cabeludo

30/07/2021

Comentários

Mulher preocupada com cuidados com o cabelo

Antes de falar sobre cuidados com o cabelo no inverno é importante entender o funcionamento da flora microbiana do couro cabeludo, ou seja, o que acontece na pele, rente à raiz. Esse ambiente é formado por seres microscópicos (fungos, leveduras e bactérias), divididos em benéficos e patogênicos. A presença dos microrganismos patogênicos pode causar disfunções como descamação seborreica, caspa e hipersensibilidade.

flora microbiana do couro cabeludo exige cuidados

Por isso é tão importante escolher um bom cosmético para o cuidado dos cabelos. Pensando em dicas para lavar o cabelo no inverno, o cosmético capilar escolhido precisa remover as sujeiras endógenas (que vêm de dentro do couro cabeludo, como o excesso de gordura e de suor) e as exógenas (que vêm do ambiente, como a poeira, resíduos de outros cosméticos e poluição e os microorganismos patogênicos). Ao mesmo tempo, o cosmético capilar precisa manter os microorganismos benéficos, que colaboram com a saúde dos fios.

As linhas Amend são desenvolvidas com tecnologia que trabalha para garantir a limpeza seletiva necessária para os cuidados com o cabelo no inverno. Nossos shampoos removem as sujeiras corretas e, no caso dos microorganismos, elimina os patogênicos e mantém os benéficos. Se a sua preocupação é como lavar o cabelo no inverno, uma sugestão é o Shampoo da linha Amend Complete Repair: sem sal, ele limpa e fortalece a fibra capilar.

Amend Expertise Complete Repair. Cabelos danificados. Como hidratar o cabelo no inverno. Como cuidar do cabelo no inverno.

Ideal para cuidados com o cabelo no inverno, a linha Amend Expertise Complete Repair completa conta com os Bio-Aminio Reconstrutores, que agem na reparação profunda e resgate da vitalidade, da resistência e do brilho, protegendo os fios de danos futuros.

 

Dicas para lavar o cabelo no inverno

 

Conforme a temperatura cai lá fora, a temperatura da água do banho aumenta. Essas duas variações climáticas afetam a saúde dos cabelos o que torna importante ter boas dicas para lavar o cabelo no inverno. 

Apesar da temperatura baixa no ambiente, a temperatura interna do corpo precisa se manter na média de 36,5º, o que acontece também na parte interna do couro cabeludo. Se  na rua estiver fazendo 10º, o corpo reage para manter a camada externa da pele, incluindo o couro cabeludo, aquecida. 

Para isso, o músculo eretor – que deixa o fio (e todos os pelos do corpo) ligeiramente inclinado em relação à superfície e protege o couro cabeludo – faz com que o fio fique microscopicamente arrepiado, e isso altera o microbioma do couro cabeludo.

Quando falamos em dicas para lavar o cabelo no inverno, precisamos lembrar que banhos mais quentes e demorados tiram a proteção natural do fio na parte externa do couro cabeludo, pois a água muito quente remove a gordura produzida pela glândula sebácea e que lubrifica o cabelo quando ele cresce. A água quente também amolece a queratina, deixando-a mais suscetível aos danos. 

Ou seja, essa perda dos ácidos graxos essenciais prejudica o filme que segura os componentes na estrutura de queratina. É o que acontece, por exemplo, com a água: quando a temperatura da lavagem é alta, ela se perde, aumentando o ressecamento dos fios, com a perda da umidade natural.

Tudo isso torna essencial saber como lavar o cabelo no inverno, o que você pode fazer, no dia a dia, com a linha Amend Botanic Beauty Óleo de Moringa. Destinada para cabelos ressecados e opacos, ela conserva a umidade necessária aos fios, que ficam profundamente macios. Sua fórmula, de excelente performance, é enriquecida com Óleo de Moringa e Extrato de Jasmim, que proporcionam hidratação, nutrição, brilho e proteção antioxidante.

Amend Botanic Beauty. Cabelos cabelos ressecados e opacos. Como hidratar o cabelo no inverno. Como cuidar do cabelo no inverno.

Como hidratar o cabelo no inverno

 

No inverno, invista em tratamentos hidratantes, que vão ajudar a evitar a perda de água e a dematuração da matriz proteica da queratina. Perfeita para os cuidados do cabelo no inverno, a Máscara Amend Hidratação, indicada para cabelos ressecados e opacos, deixa os fios alinhados, imediatamente hidratados, macios, sedosos e com muito brilho.

Amend Máscara Hidratação. cabelos ressecados e opacos. Como hidratar o cabelo no inverno. Como cuidar do cabelo no inverno.

A fórmula da Máscara Amend Hidratação tem Leite de Argan e Pantenol, ingredientes que ajudam a repor a umidade natural dos cabelos secos e opacos, retendo a água sobre a cutícula dos fios, melhorando a maleabilidade e a flexibilidade, evitando a perda do brilho e da hidratação.

 

Última dica de cuidados com os cabelos

 

Por fim, vamos fazer a soma da equação do banho quente: fio mais levantado + maior sensibilidade + poluição + menor frequência de lavagem = proliferação microbiana patogênica. Ao ter cuidados com o cabelo no inverno e buscar o reequilíbrio do microbioma, você evita quadros de dermatite seborreica e caspa. Para isso, aposte em tratamentos com máscaras capilares ou preventivos. 

Indicada para todos os cabelos quando a dúvida é como hidratar o cabelo no inverno, a linha Amend Expertise Força & Detox tem ação refrescante que ajuda a acalmar e tratar o couro cabeludo, equilibrando o pH e fortalecendo e estimulando o crescimento dos fios.

Amend Expertise Força & Detox. Como hidratar o cabelo no inverno. Como cuidar do cabelo no inverno.

A fórmula com Multi Detox Technology, que combina a Biotina (Vitamina H) ao Blend de 10 Extratos Vegetais, reduz danos como queda, descamação, coceira, vermelhidão e inflamação do couro cabeludo, fatores que impedem o crescimento saudável dos fios.

Veja também

Deixe o seu comentário!