Conhecer a estrutura do cabelo ajuda a ter fios saudáveis

24/08/2021

Comentários

mulher que conhece a estrutura do fio do cabelo cuida do couro cabeludo durante o banho

Nós já falamos aqui sobre o quanto saber mais sobre o couro cabeludo pode nos ajudar a garantir mais saúde para os cabelos. Ou seja, conhecer a estrutura do fio do cabelo e, especialmente, do folículo capilar é fundamental para adotar boas práticas nos cuidados dos fios para ficarem sempre saudáveis e lindos. 

Uma delas é a queratina, uma grande proteína formada por aminoácidos, constituídos de átomos de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio. No meio dessa cadeia ainda há o Enxofre, que forma a cisteína, responsável pela resistência do fio. Assim, a queratina é a base da estrutura do fio do cabelo. Nesse post, vamos mostrar como a queratina é formada e como é a anatomia do cabelo.

 

Entender a anatomia do cabelo ajuda a deixar os fios saudáveis

 

Para conhecer a anatomia do fio, precisamos primeiro entender que ele se divide em duas partes: o folículo capilar, que fica na pele; e a haste, visível, fora do couro cabeludo.

a anatomia do fio de cabelo é dividida em duas partes: o folículo capilar, que fica na pele; e a haste capilar, visível, fora do couro cabeludo.

 

Estrutura do fio: o folículo capilar

Outro elemento importante que você precisa conhecer da estrutura do fio do cabelo é o folículo capilar, parte da estrutura do fio que fica na pele e é responsável pela ancoragem da haste capilar. 

A parte inferior do folículo capilar é o bulbo, também conhecido como raiz do cabelo, onde o fio é produzido e cresce. Assim, o bulbo também é responsável pela cor dos cabelos, pois nele ficam os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Logo abaixo do bulbo fica a papila dérmica, que absorve os nutrientes e hormônios trazidos pela corrente sanguínea. 

Uma parte essencial da estrutura do cabelo é a bulge das células-tronco, um reservatório de células embrionárias capazes de se transformar em qualquer célula do organismo. Na estrutura dos fios, essas células-tronco podem se transformar em células da raiz, glândula sebácea e de pele, por exemplo. Ao se diferenciar, elas colaboram com a reposição do fio a cada ciclo do cabelo.

A estrutura do folículo piloso conta ainda com o músculo piloeretor, que deixa o fio ligeiramente inclinado em relação à superfície do couro cabeludo, protegendo-o da radiação solar e da perda da temperatura. Já a glândula sebácea produz lipídios (gordura) ricos em ácidos graxos essenciais, que lubrificam o pelo, ajudam a perfurar a camada córnea e criam um microtampão que veda e protege a estrutura do couro cabeludo contra os agentes externos.

 

Estrutura do fio: a haste capilar

Para saber como cuidar dos cabelos e mantê-los mais saudáveis, vamos analisar a estrutura da haste do fio de dentro para fora:

– medula – parte central do fio, funciona como um termo regulador. A medula do cabelo também contribui para o brilho do fio;

– córtex – camada intermediária e mais espessa, que dá cor, força e textura ao cabelo. As células do córtex do cabelo se dispõem em feixes de fibras capilares, paralelas à superfície do fio, que dão ao cabelo a elasticidade e a resistência à ruptura que os cabelos precisam; 

– cutícula – camada mais externa, que cobre o fio em toda a sua extensão. Apesar de fina e incolor, ela constitui uma parede dura formada por escamas que protegem o córtex de agentes agressores externos. 

Quanto mais homogêneas, ligadas e íntegras forem as camadas de queratina do fio, mais saudável ele é. Por outro lado, quanto mais heterogêneas, maior a tendência à ruptura, mais fragilidade, maior aspereza e perda de brilho.

É muito importante que toda a estrutura do fio do cabelo esteja em coesão, formando um  cimento intercelular. Ou seja, ela precisa estar muito bem equilibrada em cada uma das partes da anatomia do cabelo (e também entre todas elas) para que o fio mantenha suas propriedades fundamentais. 

Procedimentos como colorações e descolorações, relaxamento e alisamento, permanentes e chapinhas frequentes podem danificar a cutícula, o que deixa o córtex exposto e mais suscetível à quebra. Por isso, é necessário buscar opções de como fechar a cutícula do cabelo, protegendo a haste capilar de fora para dentro.

 

Como fechar a cutícula do cabelo

 

Se a cutícula é a camada da estrutura da haste capilar que protege o córtex do cabelo das agressões externas, é importante buscarmos produtos que garantam sua saúde, deixando sua anatomia saudável. Afinal, é a cutícula que mantém a água e os nutrientes no fio e o protege dos agentes nocivos. 

 

Como posso cuidar dos cabelos danificados e enfraquecidos?

As células da cutícula precisam estar saudáveis para se manterem alinhadas, o que resulta em cabelos hidratados, brilhantes e com vida. Para quem precisa de um tratamento mais potente, nós sugerimos o Sistema Integrado Repositor de Massa Capilar Amend RMC System. Indicado para cabelos danificados e enfraquecidos, ele atua de forma inteligente em todos os níveis da cutícula e do córtex, deixando os cabelos mais fortes, recuperados e totalmente protegidos. 

RMC System é um Sistema Integrado Repositor de Massa Capilar que ajuda a fechar a cutícula do cabelo

Com Bioativo Positivo, Amend RMC System repara os fios, devolvendo a condição original dos cabelos, e promove uma proteção completa contra danos futuros como coloração, permanentes, calor do secador, chapinhas e agressões externas (mar, sol, piscina e radiação UV). 

 

Que tratamento escolho para cabelos com processos químicos?

Indicada para cabelos que já foram submetidos a processos químicos, a linha Amend Expertise Pós Progressiva também entende a anatomia do cabelo e pode ajudar a fechar a cutícula dos fios. Ela tem Nutri-Amino, que repõe os aminoácidos perdidos durante o processo de escova, resgatando a resistência e força aos fios.

Amend Expertise Pós Progressiva entende a anatomia do cabelo e pode ajudar a fechar a cutícula dos fios.

O Shampoo, com pH baixo, limpa os fios sem agredir e controla a oleosidade do couro cabeludo, enquanto a Máscara atua nas camadas mais profundas da fibra capilar. O Condicionador prolonga o efeito liso, realça o brilho, maciez e o movimento natural dos fios, enquanto o Creme de Pentear conta com proteção termoativada, que minimiza os danos provocados pelo calor do secador ou chapinha.

 

Como manter a saúde da anatomia do fio no dia a dia

 

Na hora de escolher os tratamentos para os fios, é importante considerar se os produtos vão considerar a estrutura dos fios em seus resultados

 

Produtos para reparação leve dos cabelos

O Óleo de Baobá é extremamente leve e rico em nutrientes e vitaminas e mantém os cabelos hidratados de dentro pra fora. Ele pode ser a solução para quem busca reparar os danos da superfície dos fios e fechar a cutícula.

Amend Millenar Óleos de Madagascar tem Óleo de Baobá, que ajudar a reparar os danos da superfície dos fios e fechar a cutícula

Princípio ativo da linha Amend Millenar Óleos de Madagascar, o Óleo de Baobá repõe nutrientes essenciais para deixar os cabelos mais saudáveis. A linha também conta com Óleo de Canela, que dá aos fios propriedades antioxidantes. Já o Full Repair Complex é um ativo restaurador rico em aminoácidos, que agem na reparação dos fios.

 

Produtos para restauração completa dos cabelos

Quem busca uma restauração completa dos fios quebradiços e frágeis precisa conhecer a Máscara Amend Reconstrução. A fórmula com Queratina e Aminoácidos Vegetais restaura os fios por dentro e por fora, evitando sua quebra e dando mais força e vitalidade. 

Máscara Amend Reconstrução tem Queratina e Aminoácidos Vegetais, que restauram os fios por dentro e por fora

O uso da Máscara Amend Reconstrução reequilibra o teor de água e aminoácidos dos fios, deixando-os totalmente condicionados, macios e regenerados.

 

Dica rápida: como fechar a cutícula do cabelo com um produto

 

Quando falamos em fechar a cutícula do cabelo e manter os fios protegidos e saudáveis, não poderíamos deixar de indicar o Amend Reparador de Pontas. Nosso primeiro produto, criado há mais de 25 anos, é um clássico no que diz respeito à proteção das cutículas, além de unir as pontas duplas e deixar os fios mais maleáveis.

Amend Reparador de Pontas ajuda a fechar a cutícula do cabelo e manter os fios protegidos e saudáveis

Com filtro solar e protetor térmico, o Amend Reparador de Pontas protege os fios de agressões externas, como raios UV, poluição e uso de chapinha e secador, entre outros fatores. Quando usado, ele realça o brilho, disciplina os fios, controla a umidade e reduz o frizz.

Gostou das nossas dicas? Tem dúvidas sobre a saúde do couro cabeludo ou sobre como manter a saúde dos cabelos em dia? Deixe nos comentários e nos ajude a definir o tema dos próximos posts!

 

Veja também

Deixe o seu comentário!