Como recuperar e realçar a cor dos cabelos naturalmente?

27/01/2022

Comentários

Você já parou para pensar que não há apenas uma cor de cabelo e que uma mesma cor tem várias tonalidades? Hoje viemos aqui tirar suas dúvidas sobre o que dá cor aos fios e também dar dicas de como é possível recuperar e realçar a cor dos cabelos naturalmente, com linhas de tratamento.

Para começar, você precisa saber que a cor natural dos cabelos acontece pela melanogênese, reação de formação de melanina. Três por cento da massa de cabelo é formada pela melanina, pigmentos que dão a coloração ao fio de cabelo.

Saiba como a cor natural dos cabelos se constitui

Existem dois tipos de melanina que, combinados, criam todas as combinações de cores de cabelos:

– a eumelanina, que responde por uma coloração marrom a preta, e 

– a feomelanina, responsável pela cor clara dos fios.

Como é constituída a cor natural dos cabelos

Você quer saber como se define a cor do cabelo? Veja nosso resumo:

– cabelos pretos têm em sua composição 99% de eumelanina e apenas 1% de feomelanina;

– fios loiros e castanhos possuem até 95% de eumelanina e de 1% a 5% de feomelanina;

– ruivos naturais têm concentração de 65% de eumelanina e 35% de feomelanina.

Mas não é somente isso. Além da melanina e feomelanina, alguns aspectos influenciam na formação da cor natural dos cabelos, como a saúde do ser humano em modo geral, idade, sexo, região em que habita, estresse e fatores genéticos.

Como manter a cor dos cabelos

Agora que você sabe como é formada a cor dos cabelos, chegou a hora de saber como mantê-la sempre viva. Bom, não tem muito mistério, pois a grande função da melanina do fio de cabelo é a mesma da pele: absorver a energia térmica da radiação solar. Então, se você quer preservar a cor do cabelo, deve começar protegendo-o da radiação solar e fontes de calor. 

Conheça o Leave-in Amend Luxe Creations Extreme Repair, com filtro solar e ação Termoativada, que protege os fios do calor durante a escovação, facilitando a secagem.  Combate o desbotamento da cor mantendo os fios hidratados, fortes, brilhantes e disciplinados.


O cabelo que perde sua coloração natural, como o loiro por exemplo, tem uma grande possibilidade de desenvolver uma tonalidade amarelada, e isso é uma das consequências da radiação solar na queratina do cabelo. Na cosmetologia, busca-se sempre evitar essa oxidação da queratina e a melhor forma de fazer isso é com uma ação antioxidante em cima da melanina e das escamas de queratina do fio de cabelo.


Fica a dica: a Máscara Matizadora da linha Amend Expertise Specialist Blonde possui alta concentração de pigmentos e proporciona efeito matizador imediato, neutralizando os indesejáveis tons amarelados ou alaranjados. Sua fórmula é intensificada com Aminoácidos Fortalecedores e Antioxidantes que doam brilho aos fios porosos e danificados, fortalecendo-os, recuperando-os e deixando-os mais resistentes.

 

Como as etnias impactam na definição da cor natural dos cabelos

Recentemente nós falamos por aqui sobre a estrutura do cabelo e hoje vamos fazer mais uma ligação para entendermos como as etnias têm um papel fundamental na criação da dos tipos de cabelo.

Falamos lá em cima que a cor se dá pela combinação dos dois tipos de melanina, que se concentram no córtex do fio de cabelo. Essa combinação é a base da cor do cabelo, mas não a define sozinha: a cor final da massa capilar também é definida pelo formato da melanina e o diâmetro do fio de cabelo. Cada etnia traz uma forma de melanócito que vai impactar no fio de cabelo e proporcionar uma coloração final com um diâmetro diferente. 

Ou seja, o tipo de melanina, o formato do melanócito, a distribuição no córtex do fio de cabelo e até mesmo etnia influenciam diretamente a construção do fio do cabelo. Um fato curioso: ninguém tem 100% dos fios com apenas uma cor e nem apenas um tipo de melanina. E é isso que torna nossos cabelos tão únicos!

 

Produtos Amend que ajudam a manter e a realçar a cor dos cabelos

Nós vamos ajudar você a manter a cor dos cabelos em dia. Confira nossa seleção de 4 linhas de produtos da Amend que possuem ação antioxidante e que vão ajudar você a reter a cor nos fios por mais tempo:

1. Amend Expertise Black Illuminated conta com as propriedades da Tâmara da Índia para manter viva a cor de cabelos pretos naturais ou coloridos;

2. Amend Expertise Castanho Brilliant, fórmula enriquecida com pigmentos que tonalizam e intensificam a cor dos fios com tons castanhos;

3. Amend Expertise Cobre Effect usa Polissacarídeos Nutri-Protetores e Óleo de Avelã para revitalizar cabelos acobreados naturais ou coloridos;

4. Specialist Blonde Amend com polissacarídeos Nutri-Protetores e Extrato de Mirtilo que evitam que os cabelos Loiros descoloridos ou com mechas fiquem com tons amarelados ou alaranjados.

 

Entendeu como a genética define a cor dos cabelos? Agora conta nos comentários qual é o seu tipo de cabelo e qual produto que você viu nesse post que pode ajudar você a realçar a cor dos cabelos!

 

 

Veja também

Deixe o seu comentário!