Como recuperar e realçar a cor dos cabelos naturalmente?

27/01/2022

Comentários

Você já parou para pensar que não há apenas uma cor de cabelo e que uma mesma cor tem várias tonalidades? Hoje viemos aqui tirar suas dúvidas sobre o que dá cor aos fios e também dar dicas de como é possível recuperar e realçar a cor dos cabelos naturalmente, com linhas de tratamento.

Para começar, você precisa saber que a cor natural dos cabelos acontece pela melanogênese, reação de formação de melanina. Três por cento da massa de cabelo é formada pela melanina, pigmentos que dão a coloração ao fio de cabelo.

Saiba como a cor natural dos cabelos se constitui

Existem dois tipos de melanina que, combinados, criam todas as combinações de cores de cabelos:

– a eumelanina, que responde por uma coloração marrom a preta, e 

– a feomelanina, responsável pela cor clara dos fios.

Como é constituída a cor natural dos cabelos

Você quer saber como se define a cor do cabelo? Veja nosso resumo:

– cabelos pretos têm em sua composição 99% de eumelanina e apenas 1% de feomelanina;

– fios loiros e castanhos possuem até 95% de eumelanina e de 1% a 5% de feomelanina;

– ruivos naturais têm concentração de 65% de eumelanina e 35% de feomelanina.

Mas não é somente isso. Além da melanina e feomelanina, alguns aspectos influenciam na formação da cor natural dos cabelos, como a saúde do ser humano em modo geral, idade, sexo, região em que habita, estresse e fatores genéticos.

Como manter a cor dos cabelos

Agora que você sabe como é formada a cor dos cabelos, chegou a hora de saber como mantê-la sempre viva. Bom, não tem muito mistério, pois a grande função da melanina do fio de cabelo é a mesma da pele: absorver a energia térmica da radiação solar. Então, se você quer preservar a cor do cabelo, deve começar protegendo-o da radiação solar e fontes de calor. 

Conheça o Leave-in Amend Luxe Creations Extreme Repair, com filtro solar e ação Termoativada, que protege os fios do calor durante a escovação, facilitando a secagem.  Combate o desbotamento da cor mantendo os fios hidratados, fortes, brilhantes e disciplinados.


O cabelo que perde sua coloração natural, como o loiro por exemplo, tem uma grande possibilidade de desenvolver uma tonalidade amarelada, e isso é uma das consequências da radiação solar na queratina do cabelo. Na cosmetologia, busca-se sempre evitar essa oxidação da queratina e a melhor forma de fazer isso é com uma ação antioxidante em cima da melanina e das escamas de queratina do fio de cabelo.


Fica a dica: a Máscara Matizadora da linha Amend Expertise Specialist Blonde possui alta concentração de pigmentos e proporciona efeito matizador imediato, neutralizando os indesejáveis tons amarelados ou alaranjados. Sua fórmula é intensificada com Aminoácidos Fortalecedores e Antioxidantes que doam brilho aos fios porosos e danificados, fortalecendo-os, recuperando-os e deixando-os mais resistentes.

 

Como as etnias impactam na definição da cor natural dos cabelos

Recentemente nós falamos por aqui sobre a estrutura do cabelo e hoje vamos fazer mais uma ligação para entendermos como as etnias têm um papel fundamental na criação da dos tipos de cabelo.

Falamos lá em cima que a cor se dá pela combinação dos dois tipos de melanina, que se concentram no córtex do fio de cabelo. Essa combinação é a base da cor do cabelo, mas não a define sozinha: a cor final da massa capilar também é definida pelo formato da melanina e o diâmetro do fio de cabelo. Cada etnia traz uma forma de melanócito que vai impactar no fio de cabelo e proporcionar uma coloração final com um diâmetro diferente. 

Ou seja, o tipo de melanina, o formato do melanócito, a distribuição no córtex do fio de cabelo e até mesmo etnia influenciam diretamente a construção do fio do cabelo. Um fato curioso: ninguém tem 100% dos fios com apenas uma cor e nem apenas um tipo de melanina. E é isso que torna nossos cabelos tão únicos!

 

Produtos Amend que ajudam a manter e a realçar a cor dos cabelos

Nós vamos ajudar você a manter a cor dos cabelos em dia. Confira nossa seleção de 4 linhas de produtos da Amend que possuem ação antioxidante e que vão ajudar você a reter a cor nos fios por mais tempo:

1. Amend Expertise Black Illuminated conta com as propriedades da Tâmara da Índia para manter viva a cor de cabelos pretos naturais ou coloridos;

2. Amend Expertise Castanho Brilliant, fórmula enriquecida com pigmentos que tonalizam e intensificam a cor dos fios com tons castanhos;

3. Amend Expertise Cobre Effect usa Polissacarídeos Nutri-Protetores e Óleo de Avelã para revitalizar cabelos acobreados naturais ou coloridos;

4. Specialist Blonde Amend com polissacarídeos Nutri-Protetores e Extrato de Mirtilo que evitam que os cabelos Loiros descoloridos ou com mechas fiquem com tons amarelados ou alaranjados.

 

Entendeu como a genética define a cor dos cabelos? Agora conta nos comentários qual é o seu tipo de cabelo e qual produto que você viu nesse post que pode ajudar você a realçar a cor dos cabelos!

 

 

Veja também

Compartilhe:

3 dicas para cuidar dos cabelos no verão

19/01/2022

Comentários


Estamos oficialmente no verão e vale lembrar que por ser uma estação muito quente é necessário ter alguns cuidados, como a proteção da pele e, por que não, também dos cabelos, não é mesmo? Os nossos fios sofrem com a exposição aos raios solares e à água do mar ou piscina, por exemplo, e a falta de cuidados pode gerar problemas nos fios e até mesmo causar a queda de cabelos.

Então confira as 3 dicas que separamos para você se prevenir e começar o ano com seus cabelos hidratados e mais protegidos enquanto aproveita suas férias:

1. Proteja o cabelo do sol

Como falamos ali em cima, proteção solar não é só na pele. Cabelos também precisam de proteção e além do chapéu ou boné você também pode utilizar produtos com proteção aos raios UV, à poluição e à fumaça. 

2. Hidrate seus fios com mais frequência

Aposte em cremes hidratantes sem enxágue ou em máscaras hidratantes e umectação. Dessa forma, você consegue diminuir os danos causados pelos agentes externos, como o ressecamento, e ainda mantém os fios hidratados e bonitos.

3. Evite banhos quentes

A água quente, além de danificar os fios, pode causar oleosidade no couro cabeludo. Aproveite o calor e lave os cabelos na água morna ou fria, isso pode garantir mais brilho e cor! Ah, e se for usar secador ou prancha, utilize um produto com proteção térmica, dessa forma cria-se uma película protetora que reduz os danos nos fios.

Dica Extra

Gostou das nossas recomendações? Agora imagina ter produtos que te ajudam a hidratar e proteger seu cabelo nesse verão ou em qualquer estação do ano e que podem ser levados na sua nécessaire e utilizados a qualquer momento do dia?

Conheça o Amend Beleza na Bolsa! Um trio pensado para você que quer praticidade e alta tecnologia juntas, mas sem perder os cuidados com os seus cabelos por onde for! Saiba mais:

1. Máscara de Hidratação Intensiva Amend Beleza na Bolsa: Ajuda na retenção da água nos fios, deixando-os extremamente macios e flexíveis. Protege o brilho e a hidratação, favorecendo o alinhamento das cutículas.

2. Máscara de Reconstrução Intensiva Amend Beleza na Bolsa: Possui ação antiquebra, aumenta a força do cabelo, proporciona proteção da cor, recupera a fibra, elimina a porosidade, fornece enxofre orgânico para a formação da queratina e repõe a massa capilar perdida para tornar os cabelos macios, brilhantes e fortes novamente.

3. Leave-in Amend Beleza na Bolsa: Proporciona brilho, melhora a penteabilidade, evita a formação de pontas duplas, aumenta a força e diminui o frizz. Cria uma película protetora que inibe a ação de fumaça, poluição e raios UV. Também possui proteção térmica contra uma temperatura de até 232 graus.

Garanta já o seu trio e cuide dos seus cabelos!

 

Veja também

Compartilhe:

A influência dos hormônios no crescimento do cabelo

17/01/2022

Comentários


Hoje no blog da Amend vamos falar sobre como os hormônios influenciam no crescimento dos cabelos. Mas, para que você entenda melhor isso, precisamos primeiramente entender como a comunicação de células funciona no nosso cabelo. 

Tudo começa com a composição primal com nossas células que vão criar nossos grandes corpos: endoderma, ectoderma e mesoderma, e esse complexo forma as células responsáveis pelo crescimento da nossa pele, unhas e cabelos!

Aqui é importante saber que o que afeta a inibição de produção de uma célula, afeta as demais também. Entenda mais a seguir sobre os hormônios humanos:

Hormônios humanos

Várias regiões do corpo humano produzem hormônios diferentes e eles se alteram ao longo da vida e impactam no ciclo de desenvolvimento, no crescimento e até no afinamento do cabelo. 

Existem alguns tipos de hormônios que afetam o folículo capilar e existem várias categorias de hormônios que afetam o crescimento capilar. Eles são chamados de reguladores endócrinos e estão divididos em cinco grandes categorias:

– Andrógenos

São hormônios esteróides produzidos em determinadas regiões do corpo. São produzidos em locais diferentes para homens e mulheres. 

Esse hormônio interfere em dois fatores que modificam o crescimento e o desenvolvimento do folículo piloso. Esses fatores influenciam as diferentes fases da vida da mulher, podendo causar até alopecia (condição em que ocorre uma repentina perda de cabelo do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo).

Fica a dica: a Máscara Fortalecedora Força & Detox Amend possui uma fórmula multifuncional que hidrata, nutre, fortalece e deixa o fio mais resistente à quebra, estimulando o seu crescimento e reforçando a sua estrutura interna.

 

– Sexuais

Entre os hormônios sexuais, temos o estradiol e a progesterona – esta última é a que faz o equilíbrio da hidrotestosterona para a testosterona. Esse equilíbrio modifica completamente o ciclo de desenvolvimento do fio de cabelo.

 

– Tireoidianos, Melatonina e outros

Esses fazem parte do outro grupo de hormônios que também afetam o desenvolvimento do folículo pilar em todas as suas fases de desenvolvimento, entre eles estão a prolactina, tireoidianos, melatonina e outros – cortisol, galanina e ACTH. 

Ou seja: hormônios da gravidez, doenças como hipertireoidismo e hipotiroidismo, qualidade do sono e nível de estresse afetam a vida e a longevidade do fio de cabelo.

O impacto dos hormônios durante a vida da mulher

Ao longo da vida da mulher os hormônios têm ações diferentes, e tudo começa na puberdade – aqui, quem manda são os hormônios andrógenos que transformam os velos em fios finais, causando, por exemplo, o surgimento de pelos pubianos e nas axilas.

Depois, em todo período em que a mulher está em sua capacidade reprodutiva, há uma ação de três grupos de hormônios: andrógenos (que em excesso causam excesso de cabelos), hipertireose (que afeta dando alopecia areata) e hipotireoise (que causa alopecia difusa, com alargamento da risca do cabelo e perda difusa de fios de cabelo) e são causadas por desequilíbrio – falta ou excesso – dos hormônios tireoidianos.

Cabelos em queda? Aposte no Shampoo Energizante Antiqueda Amend. Ele é ideal para cabelos com raiz e fios enfraquecidos e auxilia na prevenção da queda. Possui ação energizante, revitaliza o cabelo, deixando-o mais forte, saudável e brilhante. Dermatologicamente testado.

Já no período da gestação, existem vários hormônios presentes e aumenta a produção de estrógeno, progesterona e prolactina. Aqui, o cabelo cresce com rapidez e tem um aumento no diâmetro dos fios, tanto na fase anágena e na telógena. No entanto, no puerpério – após o nascimento do bebê – acontece uma queda massiva na produção de estrógeno e progesterona – o que causa uma queda de fios, até a mulher entrar novamente no período reprodutivo e ter um novo ciclo de hormônios andrógenos em ação.

Na fase da menopausa há uma supressão na produção de estrógeno, o que causa um afinamento e queda constante de cabelo e hirsutismo facial – ou seja, muitos pelos na região do rosto.

Você está passando por alguma dessas fases? Espero que este post tenha te ajudado a entender mais como os hormônios afetam a qualidade e a condição do cabelo da mulher!

 

Quer entender também os tipos de problemas que se dão no nosso couro cabeludo e nos fios de cabelo e como tratá-los? Então leia este post.

 

Veja também

Compartilhe:

Problemas no couro cabeludo e no fio de cabelo: quais são e como tratar?

13/01/2022

Comentários


Hoje vamos falar sobre os problemas que acontecem com o couro cabeludo e o fio de cabelo. Mas antes, precisamos verificar quais fatores interferem na saúde do couro cabeludo e dos fios e quais as consequências para todo o corpo. Vamos lá?

Problemas no couro cabeludo

O couro cabeludo pode ser dividido em 4 tipos diferentes. São eles:

normal – que apresenta oleosidade necessária para proteger o fio, não interferindo no brilho ou na leveza do cabelo;

seco – falta oleosidade no fio, deixando o cabelo sem brilho e com a ponta ressecada;

oleoso – excesso de gordura no couro cabeludo e ao longo do fio, deixando os cabelos pesados e sem balanço;

misto – mínima oleosidade no couro cabeludo e fio. Normalmente são ondulados e finos e podem apresentar pontas duplas, secas e sem brilho.


Alterações no couro cabeludo

Descamação, prurido, eritema (vermelhidão), odor alterado, oleosidade excessiva e sensibilidade são algumas das alterações que acontecem no couro cabeludo. E essas alterações podem causar a dermatite seborreica. Entenda mais:

A dermatite seborreica é mais conhecida como caspa, que é aquela descamação de cor branca que sai do couro cabeludo e às vezes fica na roupa, podendo ser mais notada em roupas de tons escuros.

Importante: o agravamento da dermatite seborreica se dá no inverno, quando utilizamos água mais quente para o banho e produzimos gordura de forma desequilibrada por conta da mudança de clima e da alimentação. Outro fator que contribui bastante para o aparecimento da caspa é o estresse. 

A caspa é uma doença crônica que não tem cura, porém tem controle. Busque fazer o controle da oleosidade no couro cabeludo e consulte um profissional da área de dermatologia para realizar um tratamento adequado.

 

Analisando os problemas no fio de cabelo

Para entender os problemas do fio é preciso fazer algumas avaliações simples, mas fundamentais:

Densidade

A densidade dos fios do couro cabeludo pode ser classificada como esparsa, média e densa. E você consegue analisar essa diferença na listra que parte o seu cabelo, pois algumas são mais finas e outras são maiores.

Porosidade

A porosidade é a capacidade do fio de cabelo de absorver a umidade. Um cabelo danificado é altamente poroso, com camadas de cutículas abertas, expondo o córtex interior. O cabelo fica com aspecto ressecado, opaco e quebradiço.

Quanto mais poroso for o cabelo, mais rapidamente um tratamento terá efeito, e o tempo de processamento deverá ser ajustado. Cabelos coloridos e sem tratamento costumam apresentar essa consistência.

Faça o teste:

Segure mechas do seu cabelo com uma mão e deslize os dedos da outra mão por toda a extensão dos fios, sentindo as áreas quanto a aspereza ou suavidade. Anote se o cabelo está pouco ou muito poroso.

Fica a dica: Se você sente que o fio de cabelo está com aspecto poroso, aposte na Máscara de Reconstrução Intensiva Amend Beleza na Bolsa! Desenvolvida para acompanhar todas as mulheres no seu dia a dia, a máscara possui embalagem em tamanho ideal para ser usada em viagens ou para deixar na bolsa e ter em mãos quando precisar. Sua fórmula é altamente reparadora e restaura por completo a estrutura interna dos fios. Possui ação antiquebra, aumenta a força do cabelo, proporciona proteção da cor, recupera a fibra, elimina a porosidade, fornece enxofre orgânico para a formação da queratina e repõe a massa capilar perdida, tornando os cabelos macios, brilhantes e fortes novamente.

 

Elasticidade

A elasticidade do cabelo pode determinar o estado do córtex. Um cabelo bem hidratado é elástico.

Faça o teste:

Pegue um fio de cabelo com ambos os polegares e indicadores e estique o cabelo. O cabelo saudável irá esticar cerca de 1/3 mais do seu comprimento e voltar ao tamanho original – este é o cabelo com boa elasticidade. 

O cabelo danificado pode não voltar totalmente ao tamanho original – este é o cabelo com média elasticidade. E o cabelo extremamente seco ou quebradiço pode partir quando posto em tensão, ou seja, este não apresenta nenhuma elasticidade.

Fica a dica: quer recuperar a elasticidade dos fios? Então adicione a Máscara Amend Coco à sua rotina. Ela possui uma fórmula com alta concentração de ativos de Óleo e Manteiga de Coco 100% naturais, ricos em Ácidos Graxos, Ácido Linoleico e Glicerol, que são nutrientes essenciais para proporcionar extra umectação, hidratação intensa, maciez prolongada, suavidade e elasticidade aos fios.

 

Diâmetro

Cabelos possuem variação de diâmetro ao longo do fio. Podem ter áreas com diâmetro mais reduzido e outras, médio. Fazer a avaliação do diâmetro vai fornecer informações úteis para a escolha do melhor produto cosmético.

Anote se o seu fio está fino, médio ou grosso.

Se você deseja dar volume e aumentar o diâmetro dos seus fios, conheça o Sérum Amend Redensifica & Encorpa. Sua fórmula leve não pesa nos cabelos e combina peptídeos e aminoácidos biofuncionais que aumentam em até 8% o diâmetro dos fios, deixando-os mais encorpados, brilhantes e resistentes, dando uma sensação de aproximadamente 10.000 fios a mais.

 

Fez o passo a passo acima? Então agora anote os resultados sobre densidade, porosidade, elasticidade e diâmetro dos seus fios. É importante sempre analisá-los para verificar se são necessários cuidados adicionais antes de qualquer tratamento!

 

Veja também

Compartilhe:

Amend e Fernando Torquatto se unem em campanha para a coloração permanente vegana Color Delicaté

11/01/2022

Comentários

Já pensou em usar uma coloração que não resseca os seus fios e que é vegana, hipoalergênica e dermatologicamente testada? Então chegou a hora de você conhecer a nova coloração vegana da Amend, a Color Delicaté!

A Color Delicaté é livre de glúten, parabenos, PPD e óleo mineral, e vem com um blend de óleos especialmente selecionados para hidratar os fios. Entenda um pouco mais sobre a linha:

Por que vegana?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial é sensível ao glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.

Já no Brasil, a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) aponta que não há um número concreto de pacientes, pois muitos sequer têm consciência de que portam a doença. As estimativas, porém, apontam que até dois milhões de brasileiros são celíacos.

Utilizar um cosmético sem glúten garante o bem-estar desse público que também gosta de realizar mudanças no visual, mas que, infelizmente, possuem algum tipo de intolerância, sensibilidade ou alergia.

Por que vegana?


Os cosméticos veganos são aqueles que não contêm nenhum tipo de ingrediente de origem animal, como mel e derivados do leite, entre outros, além de também não serem testados em animais, tanto na fase de pesquisa quanto na de produção.

Além de substituir os ingredientes químicos, como no caso da Color Delicaté – que é livre de parabenos, sulfatos, PPD e óleos minerais -, um cosmético vegano trabalha com propósito, sem agredir a sua saúde e a do nosso ecossistema.

Torquatto aprova a Amend Color Delicaté



Para apresentar essa novidade da Amend para o público, nós convidamos o especialista em cabelos Fernando Torquatto para testar a coloração na modelo Andrezza Cândido, que queria mudar o visual, mas tinha sensibilidade no couro cabeludo e buscava uma coloração com menos incidência a reações alérgicas e que agredisse menos os fios.

“Encontrei uma solução para minhas clientes que sofrem com sensibilidade e alergias”, afirma Fernando Torquatto sobre a linha de coloração vegana da Amend.

Confira o resultado final da transformação que o hairstylist testou e aprovou e garanta já a sua cor favorita! São 22 tons que garantem a total cobertura dos fios brancos e já estão à venda nas principais farmácias e lojas de cosméticos.


 

 

Veja também

Compartilhe:
2
2 de 119 páginas.