Como proteger os cabelos e mantê-los lindos no inverno

02/07/2021

Comentários

Dias mais curtos e frios, noites mais longas… Sim, o inverno chegou! E com ele, a necessidade de adequar os cuidados com os cabelos a uma rotina um pouco diferente, normalmente mais caseira. Já falamos um pouco sobre esses cuidados aqui, mas queremos aprofundar o assunto e deixar você sem dúvidas sobre os principais cuidados com os cabelos no inverno.

A Amend Cosméticos separou três dicas para você manter os fios lindos mesmo nos dias mais frios: 

Evite a água muito quente. Além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo, ela abre as cutículas, quebrando os fios, tirando o brilho e a sedosidade.

Use sempre condicionador. Como ele sela as cutículas, dá mais brilho e maciez aos fios.

Seque bem os fios. Com o frio, a água demora mais a evaporar, e secando você evita que o couro cabeludo fique encharcado por muito tempo.

Além de mais gelados, geralmente os dias de inverno são mais secos. Ou seja, deixamos de contar com o calor (que ajuda a secar cabelos recém-lavados sem a necessidade de um secador) e com a umidade (que pode colaborar para a manutenção da hidratação dos fios). 

 

Não deixe de lavar os cabelos porque estamos no inverno

 

Algumas pessoas acreditam que, como no inverno os fios demoram mais para secar naturalmente, seria melhor não lavar os cabelos. E isso não é verdade! Sem a lavagem, o couro cabeludo acaba produzindo mais óleo, que, ao se acumular na raiz, pode entupir os bulbos capilares, causando coceira e queda. Ou seja, mantenha a rotina, que deve ser baseada no seu tipo de fio: cabelos oleosos podem ser lavados diariamente; para normais ou secos, o ideal é lavar dia sim, dia não.

 

Mantenha os fios hidratados

 

Apostar na nutrição e também na hidratação é essencial para todos os fios, mas quem tem cabelos secos precisa ficar ainda mais atento. Especialistas recomendam que seja feita uma hidratação semanal ou, no máximo, a cada duas semanas, para ajudar a manter o brilho e o aspecto sedoso dos fios. Nós recomendamos a linha Amend Millenar Óleos Marroquinos. Desenvolvida a partir de ingredientes usados há milênios no Marrocos, como óleos de Argan e Amêndoas e ativos extraídos do Tamarindo, essa linha acaba com a desidratação e o ressecamento dos seus cabelos. Ela limpa sem agredir, enquanto hidrata, suaviza, nutre e dá mais maciez e elasticidade aos fios.

Amend Millenar Óleos Marroquinos linha completa

Quem tem cabelos cacheados precisa incluir produtos hidratantes como os da linha Amend Cachos em sua rotina capilar. Ela é livre de  Sulfatos, Parabenos e Silicones, compostos que podem tirar o brilho e ressecar os fios. Sua fórmula é enriquecida com um Mix de Óleos e D-Panthenol, que hidrata profundamente os cachos; Biotina, que fortalece, evita a quebra e ajuda os fios a crescerem saudáveis; e Aminoácidos, que regeneram e reparam profundamente os cabelos.

Amend Cachos linha completa

Uma dica importante é: não tenha pressa. Se as instruções do produto determinam um tempo de aplicação, ele precisa ser cumprido para que a hidratação seja completa. 

 

Dicas para driblar os danos da água quente nos cabelos

 

Sim, a temperatura da água aumenta quando a do termômetro cai e não podemos (nem queremos) fugir disso! Afinal, ninguém quer passar frio na hora do banho, certo? Mas lembre que a água muito quente faz mal para a pele e também para os cabelos: ela agride o couro cabeludo, estimulando a produção de oleosidade, e abre as cutículas, deixando os fios quebradiços, ásperos, ressecados e sem brilho. E você ainda corre o risco de encarar uma dermatite seborreica, doença inflamatória que se manifesta pela descamação do couro cabeludo e lesões.

Porém, podemos adotar alguns hábitos que ajudam a evitar o impacto dessa água tão quente nos fios. Você pode:

– diminuir um pouco a temperatura da água (ou deixá-la fria, se puder) na hora de enxaguar o cabelo, para ajudar a fechar as cutículas;

– lavar os cabelos separadamente, fora do banho, com água morna ou fria. 

Independentemente da forma como você lavou os cabelos, ao final do processo é essencial aplicar um óleo reparador de pontas, para que os fios fiquem alinhados e livres do frizz. Uma opção é o Elixir Nutritivo Óleo Capilar da linha Amend Millenar Óleos Marroquinos. Com óleos de Argan e Amêndoas e filtro solar, ele proporciona maciez, elasticidade e hidratação aos fios, deixando-os uniformes, bem alinhados e livres do frizz. Para aplicar, basta colocar uma pequena quantidade no comprimento dos fios até as pontas, sempre que necessário. Você pode usá-lo com cabelos secos ou úmidos e não precisa enxaguar.

Elixir Nutritivo Óleo Capilar da linha Amend Millenar Óleos Marroquinos

Secando os cabelos no inverno

 

Sim, sabemos que no inverno é mais complicado deixar os cabelos secarem naturalmente. Se eles ficam molhados por muito tempo, os fios podem ficar fragilizados e quebradiços, e a umidade no couro cabeludo pode causar caspa e até mesmo micose ou seborreia.

Quando usar o secador em casa, lembre-se de manter uma distância de pelo menos 10 centímetros entre ele e os cabelos. E, se tiver cabelos crespos, aposte no difusor – ele faz com que o vento quente fique mais fraco e menos direto, danificando menos os fios. 

Sejam seus cabelos lisos, ondulados ou crespos, você precisa aplicar um protetor térmico antes de usar o secador. O Balm Selante da linha Amend Millenar Óleos Marroquinos tem filtro solar e protetor térmico em sua composição, ingredientes que ajudam a melhorar a penteabilidade dos fios, além de proteger do calor do secador e das agressões causadas pelos raios UVA. No final, quando os cabelos estiverem secos, lembre-se de aplicar um finalizador à base de óleo vegetal, que garantirá a maciez e o brilho aos fios. 

E, atenção, uma dica extra é fundamental: nunca durma com os cabelos molhados!

 

Aproveite o fim de semana para fazer a umectação dos fios

 

A umectação, que é a aplicação de óleos nos cabelos sujos e secos, é um procedimento que ajuda a devolver a oleosidade natural dos fios. Ou seja, mais hidratação e saúde para os seus cabelos! 

Para umectar os fios, você aplica o produto, coloca uma touca e deixa agir pelo tempo indicado na embalagem. É importante repetir o tratamento a cada 10 ou 15 dias para cabelos mais saudáveis; caso os fios estejam mais danificados, pode ser feito toda semana. 

Óleo Vegetal da linha Amend Coco

O Óleo Vegetal da linha Amend Coco é uma excelente alternativa para você fazer a umectação dos cabelos. Feito 100% à base de coco, ele nutre, hidrata e umecta os fios ressecados. Após a aplicação você fica com os cabelos hidratados, brilhantes, macios, fortes e livres da aspereza.

Para usá-lo, basta colocar um pouco na palma da mão e esfregar até que o óleo fique na forma líquida. Para isso, você também pode aquecer em banho-maria até derreter ou levar ao micro-ondas por alguns segundos. Aplique o líquido em todo o cabelo, deixe agir por até 2 horas e depois lave. Se você usar o Shampoo e Condicionador Amend Coco, o efeito será potencializado.

Gostou das nossas dicas para cuidar dos cabelos no inverno? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que nós queremos responder.

Veja também

Compartilhe:

A importância da vitamina D e porque preciso incluir um momento de sol no meu dia a dia

18/06/2021

Comentários

Amend Cosméticos - inclua o momento vitamina D na sua rotina

 

As vitaminas cumprem um papel essencial para a saúde dos nossos fios. São elas que, combinadas com proteínas e minerais, tratam e mantêm os cabelos saudáveis.

Hoje vamos falar sobre a Vitamina D, uma das grandes responsáveis pela vitalidade e brilho dos fios, ajudando ainda na recuperação da estrutura capilar e evitando a queda de cabelos.

 

Mas o que mais a vitamina D faz?

 

Absorve o cálcio e o fósforo em nosso corpo

Fortalece os ossos e previne perda de massa óssea

Fortalece o sistema imunológico

Previne e trata doenças autoimunes

 

Cuidados na hora de absorver a dose diária de vitamina D

 

O nosso próprio corpo produz vitamina D quando os raios solares ultravioletas do tipo B (UVB) penetram na pele e provocam uma reação química que ativa a síntese da substância.

Especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia indicam que 90% da vitamina D necessária para o corpo humano é obtida através da síntese cutânea após a exposição solar, que deve ser realizada diariamente. A recomendação é que o tempo de exposição seja de 5 a 10 minutos, e não precisa ser o corpo todo: basta deixar 15% à mostra (os braços e as pernas) para que o corpo produza a vitamina D. Depois desse período, é importante sempre usar protetor solar.

Lembre-se que nesse tempo de sol é importante proteger seus fios e para isso você conta com o Filtro Solar Para Cabelos de nossa linha Amend Tradicional, composto também de D’Panthenol, Vitamina E e Proteína do Trigo.

Filtro Solar Para Cabelos de nossa linha Amend Tradicional

E para quem deseja tratar os cabelos e, ao mesmo tempo, protegê-los no dia a dia, pode optar pelas linhas de tratamento Amend com filtro solar. E nós temos algumas dicas de produtos para você:

Balms da linha Amend Millenar – desenvolvidos a partir de ingredientes usados há milênios no Marrocos, Índia e Egito, os balms sem enxague têm filtro solar e protegem os fios das agressões dos raios UVs. Enquanto o Balm Selante Amend Millenar Óleos Marroquinos melhora a penteabilidade, amacia e hidrata os fios, o Balm Selante Amend Millenar Óleos Indianos disciplina os fios e ajuda cabelos fracos e quebradiços a crescerem fortes e saudáveis. Já o Balm Amend Millenar Óleos Egípcios tem propriedades protetoras, regenerativas, antioxidantes e de blindagem, ajudando na fixação da cor.

Balms da linha Amend Millenar

Desenvolvida especialmente para cabelos loiros coloridos, descoloridos ou com mechas, a linha Amend Luxe Creations Blonde Care também tem filtro solar em sua composição. Quando for para o sol, você pode optar pelo Leave-in Amend Luxe Creations Blonde Care, que proporciona proteção da cor, força e ajuda a deixar os fios mais macios e brilhantes. 

Outra opção para proteger os fios dos raios solares é o Leave-in da linha Amend Luxe Creations Extreme Repair, que conta com Extrato de Pérola Negra e Aminoácidos Renovadores em sua fórmula. Com filtro solar, ele combate os sinais de envelhecimento capilar, como opacidade, fraqueza e desidratação dos fios, e promove uma rápida recuperação.

Leave-in da linha Amend Luxe Creations

 

Alimentos que são fonte de vitamina D

 

Nós comentamos que 90% da vitamina D de que o corpo precisa é obtida através da exposição solar, mas, e os outros 10%? A conta fecha com a alimentação! Alguns alimentos, como peixes gordos (salmão, atum, cavala, arenque, sardinha), fígado de galinha, leite integral, gema de ovo, manteiga, bife de fígado e alguns queijos, como minas frescal, cheddar e suíço, são fontes dessa vitamina.

 

Como sei que meu corpo produz vitamina D suficiente?

 

No seu check-up anual, peça ao médico para saber se há deficiência de vitaminas em seu corpo. E lembre: não se automedique, sempre consulte um médico.

Veja também

Compartilhe:

Blog | Dormir com o cabelo molhado faz mal. Mito ou Verdade?

11/06/2021

Comentários

Fonte: 123rf.com

Você tem o costume de dormir com os cabelos molhados?

Essa é uma das principais preocupações de quem tem uma rotina atarefada e costuma lavar os cabelos à noite. Será que realmente faz mal dormir com os fios úmidos?

Dependendo a situação, o cansaço é tanto que mal dá tempo de secar os fios antes de dormir, mas dormir com os cabelos molhados com frequência pode ser ruim não só para a aparência dos fios no dia seguinte, que tendem a ficar marcados, com volume excessivo e cheios de frizz, mas também para a saúde do couro cabeludo.

Confira os principais mitos e verdades sobre dormir com o cabelo molhado:

Provoca a queda de cabelo

Mito. Dormir com os cabelos molhados não causa a queda dos fios diretamente, mas pode ocasionar dermatite seborreica, e essa sim, pode levar à queda capilar.

Aumenta a caspa

Verdade. O couro cabeludo quente e úmido é um bom ambiente para a produção de caspa.

Quebra os fios

Mito. Por si só, o ato de dormir com os fios molhados não quebra os fios.

Prejudica o couro cabeludo

Verdade. Os fios molhados deixam a região úmida, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias, levando à descamação do couro cabeludo.

Dica

O ideal é secar os cabelos com o secador antes de dormir, nunca esquecendo de aplicar um protetor térmico para evitar que o calor do aparelho danifique os fios. Nessa hora, aplique o Leave-in Selante Protetor Térmico Amend Coco, que possui alto teor de minerais e vitaminas em sua formulação que impulsionam o crescimento dos fios, ajudando a repor nutrientes, restaurar e lubrificar os cabelos para ficarem livres do ressecamento e da aspereza.

 

 

Quais mitos e verdades você já sabia?

Veja também

Compartilhe:

Blog | Pode lavar o cabelo todos os dias?

10/06/2021

Comentários

Fonte: 123rf.com

Essa é umas das principais dúvidas das mulheres na hora de pensar nos cuidados diários com os cabelos.

Afinal, lavar os cabelos todos os dias: pode ou não pode?

A resposta é: depende. Depende do tipo do cabelo, dos produtos utilizados na rotina, do clima do local e até da temperatura da água.

De modo geral, o ideal é evitar lavar os cabelos todos os dias para não retirar toda a oleosidade natural do couro cabeludo, que protege os fios do ressecamento. Cabelos normais ou secos não precisam ser lavados com tanta frequência, basta caprichar na hidratação. Porém, quem tem fios muito oleosos, mora em locais muito quentes ou pratica atividade física intensa todos os dias, lavar os cabelos diariamente é inevitável. Nesse caso, algumas dicas podem ajudar para minimizar os danos:

Use água morna

A água quente abre as cutículas dos fios, ressecando e danificando sua estrutura, por isso o ideal é sempre lavar os fios com água morna.

Não esfregue

Evite esfregar a raiz e o comprimento dos cabelos ao aplicar o shampoo. A fricção deixa os fios mais frágeis e acelera a quebra, além de aumentar o frizz.

Comece a pentear pelas pontas

Para evitar que os fios se quebrem enquanto penteia, comece a desembaraçar pelas pontas. Assim, você desfaz os nós de baixo para cima, evitando que eles se acumulem ao longo do comprimento e, consequentemente, ocasionem a quebra dos fios.

 

Se você é ou não, adepta da lavagem diária, usar os produtos certos para seu tipo de cabelo ou fase pela qual ele esteja passando é fundamental para manter os fios saudáveis, bonitos e macios. Confira algumas linhas da Amend que vão cuidar dos seus fios:

Para quem está com os cabelos danificados

A linha Complete Repair Amend age na reparação profunda e resgate da vitalidade, resistência e brilho, proporcionando cabelos sedosos e protegidos de danos futuros.

Para quem está com os cabelos fracos e quebradiços

Fórmula vegana com 91% dos ingredientes de origem natural e embalagem biodegradável. A linha Botanic Beauty tonifica o couro cabeludo, proporciona aos fios brilho, força e vitalidade, reduzindo a quebra e reforçando sua estrutura interna. Os ativos botânicos deixam os fios mais fortes e resistentes para crescerem saudáveis e bonitos.

Para quem está com os cabelos desidratados e ressecados

A linha Amend Millenar Óleos Marroquinos limpa sem agredir os cabelos enquanto proporciona efeito suavizante, nutrição, maciez, elasticidade e hidratação aos fios, através da rica combinação dos óleos marroquinos e do potente ativo protetor e disciplinante extraído do Tamarindo.

Veja também

Compartilhe:

Tendência de penteado

02/06/2021

Comentários

Fonte: 123rf.com

Na roupa, na maquiagem e até no penteado, diversas tendências que marcaram as décadas de 80, 90 e 2000 estão de volta! Separamos 5 penteados fáceis e charmosos para você se inspirar e dar mais bossa à sua rotina.

Coque com scrunchie

Scrunchies são aqueles elásticos de cabelo envoltos em tecido com um lacinho, bastante comum nos anos 80 e 90. Estampados, monocromáticos ou listrados, eles adicionam charme ao famigerado coque, que agora vem bem no alto da cabeça com a raiz colada rente ao couro cabeludo. Um penteado super fácil de fazer, adiciona charme ao look.

Tic-tacs e presilhas

De volta dos anos 90 e 2000, as presilhas e tic-tacs estão em alta nessa temporada. Com muito pouco esforço, esses acessórios deixam o visual mais colorido, divertido e mantém os fios no lugar o dia todo.

Rabo de cavalo baixo

Outro penteado do fundo do baú, o rabo baixo com a risca bem no meio da cabeça confere elegância e sofisticação ao look de trabalho. Para transformar o visual, elásticos coloridos, presilhas e tiaras tiram o penteado mais descontraído.

Tiara

As tiaras voltaram a ficar em alta já há algumas temporadas. Práticas, elas transformam um look  e podem ser usadas com os cabelos soltos, presos, meio-presos ou como quiser. Mais finas com brilho ou grossas em veludo, tem para todos os gostos e ocasiões.

Coquinho duplo

O penteado com dois coques pequenos no alto da cabeça foi febre no início dos anos 2000, combinando com os looks coloridos e divertidos da época. E por que não trazer essa descontração para os dias de hoje? Os coquinhos duplos podem ser feitos com todo o cabelo nas duas metades da cabeça ou somente com a parte da frente, deixando o comprimento solto.

Dica de estilo

Para deixar o penteado ainda mais bonito e que dura o dia todo, aposte no Óleo Capilar Sérum Disciplinante Discipline Liss Amend, que facilita o deslizar da escova e prolonga o efeito liso por mais tempo através da ação disciplinante e antiumidade.

Qual desses penteados antigos você mais está usando nessa pandemia?

Veja também

Compartilhe:
2
2 de 117 páginas.